“Curiosidades Curiosas” sobre a cidade de Gramado.

Se você é um viajante curioso, sempre em busca de desvendar os segredos por trás dos destinos turísticos, prepare-se para descobrir as “Curiosidades Curiosas” sobre a encantadora cidade de Gramado.

Nesse post, vamos nos divertir com uma seleção de fatos interessantes sobre Gramado, que provavelmente você não conhecia e que irão surpreendê-lo.

Então, vamos descobrir as curiosidades que esse tesouro escondido no coração do Rio Grande do Sul tem para nos contar?

"Curiosidades Curiosas" sobre a cidade de Gramado em poucas palavras…

Mapa de Gramado

Porque a cidade de Gramado tem esse nome?

Dizem que… em uma época distante, lá no fim do século 19, a “cidade de Gramado” se tornou ponto de parada para os destemidos tropeiros e imigrantes que conduziam seus rebanhos pelos campos de cima da serra.

Ao alcançarem o topo da Serra, esses valentes aventureiros deparavam-se com uma cena verdadeiramente mágica: um pequeno oásis de grama macia e exuberante, que os convidava a um merecido descanso.

Ah, e que descanso revigorante!

Esse gramado, tão reconfortante renovavam as suas forças e impulsionava-os a seguir viagem em busca de novas experiências e novos horizontes.

Gramado:

de pouso de tropeiros,

 ao pouso de turistas

Porque a cidade de Gramado é conhecida como “Europa Brasileira” e “Suíça Brasileira”?

Chamada de “Europa Brasileira”, a cidade de Gramado exibe orgulhosamente influências arquitetônicas e culturais de Portugal, Alemanha e Itália, trazidas pelos imigrantes que colonizaram esta cidade apaixonante.

E o apelido carinhoso de “Suíça Brasileira”?

Bem, isso se deve ao clima frio e aos nevoeiros que frequentemente envolvem Gramado, similar às paisagens dos Alpes Suíços.

Gramado é um destino para você sentir o charme europeu em terras brasileiras.

Como começou o turismo na cidade de Gramado?

Bem, o sucesso do turismo em Gramado começou em 1918, quando a primeira hospedagem da cidade abriu suas portas.

Mas era uma modesta pensão, com duas camas de ferro e outras duas de lona.

E adivinhe onde estava localizada essa pensão? Nada menos que no mesmo lugar onde hoje está a Central de Informações Turísticas de Gramado.

É incrível pensar como tudo começou de maneira tão simples, não é mesmo?

Atualmente, Gramado conta ± 270 hotéis e ± 24 mil leitos disponíveis para te receber.

Gramado não tem semáforos, simples assim!

Ah, prepare-se para mais uma curiosidade sobre a cidade de Gramado: a ausência de semáforos!

Isso mesmo, nada de luzes vermelhas, amarelas ou verdes piscando freneticamente.

E como isso é possível? Bem, é simplesmente uma questão de respeito mútuo e bom senso.

O trânsito em Gramado funciona como uma dança bem ensaiada, onde cada veículo, pedestre e bicicleta tem o seu momento de brilhar.

E tem mais…

Além da ausência de semáforos, os motoristas respeitam bem a norma do Código de Trânsito Brasileiro que exige que parem na faixa de segurança para os pedestres atravessarem.

Uma “cortesia” que garante a segurança no trânsito de Gramado, mas também encanta os turistas.

Gramado é a Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

Essa honra foi conquistada por meio de um (delicioso) projeto de lei aprovado em 2020, reconhecendo a excelência dos chocolates de alta qualidade produzidos em Gramado.

Gramado é praticamente a casa do Papai Noel, durante os 3 meses do Evento Natal Luz.

A história do Natal Luz de Gramado começou em 1986…

Inspirada em imagens e filmagens de celebrações natalinas na Alemanha, a primeira edição do Natal Luz em Gramado aconteceu em uma noite memorável de 26/12/1986.

Partindo do Lago Joaquina Rita Bier em direção à Igreja Matriz São Pedro, o concerto conduzido pelo maestro Eleazar de Carvalho, entoava hinos natalinos, em uma celebração emocionante do nascimento de Jesus Cristo.

Sob o céu estrelado, 20 Papais Noéis, mais de 700 vozes e 5 mil pessoas se entregaram à magia e ao encanto desse momento histórico e apaixonante!

Atualmente, o Natal Luz de Gramado é o evento mais queridinho e aguardado do ano, atraindo milhares de turistas para a cidade.

Natal Luz 2024

Ho! Ho! Ho!

A data do Natal Luz de Gramado 2024 já está confirmada: 24/10/24 a 19/01/25.

Dicas, muitas dicas em breve…

"Curiosidades Curiosas" sobre os Pontos Turísticos da cidade de Gramado.

Gramado tem dois pórticos apaixonantes para te receber:

1 • Via Taquara

2 • Via Nova Petrópolis

Pórtico de Gramado

• Via Taquara •

Localizado na RS 115 e inaugurado em 1991 para homenagear a colonização alemã.

Pórtico de Gramado

• Via Nova Petrópolis •

Localizado na RS 235 e inaugurado em 1973 para dar boas vindas aos visitantes.

Gramado tem uma Rua Coberta e uma Rua Torta.

A Rua Coberta, fica bem no “Coração de Gramado” e recebeu esse nome devido ao seu charmoso teto coberto por um arco de vidro e estrutura metálica.

Com seu design peculiar, adiciona um toque mágico à arquitetura local e também a torna um refúgio perfeito para passear, independentemente do clima lá fora.

@gramadoinesquecivel • @onlyinsf

Já a Rua Torta, também conhecida como Ladeira das Flores, é um convite irresistível para aquela foto bem turística e instagramável.

Mas, a grande curiosidade curiosa sobre a Rua Torta de Gramado é o fato de ser considerada um “pedacinho da Califórnia” no Brasil.

Sim, a famosa Rua Torta de Gramado foi inspirada na Rua Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia, também conhecida como “A rua mais torta do mundo”.

Igreja Matriz de Gramado

Você sabia que a majestosa Igreja Matriz de Gramado, também conhecida como Igreja São Pedro, foi inicialmente construída em madeira?

Foi somente em 1942 que passou por uma grande transformação, sendo reconstruída com pedra basáltica e ganhando uma imponente torre de 46 metros.

Com seus vitrais retratando a vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo, esta igreja se destaca como uma expressão marcante da religiosidade da comunidade.

Além disso, é um dos pontos turísticos mais visitados em Gramado, encantando turistas e moradores.

Igreja do Relógio

A encantadora Igreja do Relógio, faz parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi erguida e dedicada ao apóstolo Paulo em 1961.

Além de ser um local de culto, ela se tornou um cartão postal de Gramado, cercado por lindas hortênsias.

Praça Major Nicoletti

Localizada ao lado da famosa Rua Coberta, a Praça Major Nicoletti é composta pela Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais.

Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, a praça oferece um refúgio perfeito para você descansar e apreciar o movimento da cidade.

Rótula das Bandeiras

A Rótula das Bandeiras é uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, representados pelas bandeiras hasteadas na Praça Leopoldo Rosenfeldt.

Lago Negro

Sabe aquele lugar mágico que você simplesmente não pode deixar de visitar em Gramado?

Estou falando do apaixonante Lago Negro!

Imagine só: em 1942, um incêndio devastador arrasou a imensa mata na região. Mas, como um verdadeiro renascimento, surgiu o Lago Negro, ocupando uma área de 17.470m² e trazendo consigo uma atmosfera única.

Com suas águas profundas, alcançando até 14 metros de profundidade, o lago ganhou ainda mais encanto com a decoração de árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, que deram origem ao seu nome.

Lago Joaquina Rita Bier

O sereno Lago Joaquina Rita Bier também é um lago artificial de Gramado!

Com seus 17.000 m², uma pequena ilha e majestosas araucárias com mais de 70 anos de idade, a história por trás desse lago é bem interessante. 

Dizem que… foi construído à base de pás e picaretas em homenagem à primeira nobre alemã nascida no Rio Grande do Sul, Joaquina Rita Bier.

Curiosamente, apesar da grandiosa homenagem, Joaquina nunca chegou a morar em Gramado.

Mirante do Vale do Quilombo

Com mais de 800 metros de altura, o Mirante do Vale do Quilombo nos presenteia com uma vista deslumbrante, que abrange todo o vale.

Uma experiência visual única e inesquecível, um verdadeiro espetáculo natural que encanta os olhos e acalma a alma!

Agora que você conhece um pouco mais sobre os segredos e encantos de Gramado, acredito que, ao passear pela cidade, você terá um olhar diferente e se lembrará de algumas dessas curiosidades.

Confesso que me diverti e aprendi muito ao pesquisar e compartilhar essas informações com você. Mesmo morando na cidade há quase 14 anos, me surpreendi com muita informações curiosas.

E, falando em curiosidade…

Qual foi a “Curiosidade Curiosa” sobre Gramado mais te impressionou?

Por favor, não me deixe curiosa e me conta nos comentários abaixo. :)

Com carinho,

Flavia Silva - Autora do Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *