Tour Vale dos Vinhedos ou Tour Uva e Vinho: Qual a diferença? Como escolher?

Tour Vale dos Vinhedos ou Tour Uva e Vinho, basicamente, são apenas nomes "artisticos", que as Agências de Turismo em Gramado utilizam para descrever os seus famosos passeios turísticos...

Passeios no estilo bate-volta, com saída de Gramado e Canela, em destino a Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, produtora dos melhores vinhos do Brasil: Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul.

Todos os tours têm as suas particularidades, exceto, um atrativo em comum: a experiência de conhecer vinícolas, que oferecem uma programação diferenciada aos turistas, desde a contemplação da cultura italiana, até o engarrafamento e degustação de vinhos produzidos no local.

Um roteiro turístico tãooooo queridinho, que você encontrará diversas opções de tours, diversos nomes, diversas empresas e também diversos roteiros...

Aí, surgem diversas dúvidas e uma pergunta:

Qual tour reservar?

Para encontrar essa resposta, você precisa, entender de forma geral, quais as opções que você tem disponível...

Aí, com certeza ficará mais fácil!

Para isso, reservei todas as minhas dicas e conhecimento sobre o assunto para compartilhar com você nesse guia exclusivo (e atualizado):

  • Principais SEMELHANÇAS entre os tours.
  • Principais DIFERENÇAS entre os tours.
  • Informações sobre as CIDADES, VINÍCOLAS e ATRAÇÕES inclusas nos roteiros.

+ Infográfico Exclusivo sobre os tours regulares :)

Gostou do que está por vir?

Então, separe uns minutinhos e vamos continuar...

Tour Vale dos Vinhedos x Tour Uva e Vinho: SEMELHANÇAS

Para aproveitar bem o dia, os tours partem cedo e só retornam no final da tarde (entre 6:30 – 8:00 / 18:00 – 21:00). Um bate e volta...

 “Os horários especificados nos roteiros servem para você ter uma base. O horário de saída do tour será informado no dia anterior à data do seu passeio, pela Agência contratada... bem tranquilo!"

Ah! Vale lembrar que estamos conversando sobre os tours partindo de Gramado e Canela, porém, se você estiver hospedado em Bento Gonçalves, encontrará diversas opções de passeios especializados na região com a Giordani Turismo.

DICA: Na hora de planejar o seu roteiro, não reserve um passeio noturno na mesma data, por dois motivos:

  1. Para não ter problemas com encaixe de horários.
  2. Para você não cair em tentação e trocar o segundo passeio pela cama de hotel (quem nunca?).

DICA: Para verificar as datas e horários previstos dos tours, click nos links

Tour Vale dos Vinhedos x Tour Uva e Vinho: DIFERENÇAS

1ª Diferença » Tour Privativo e Tour Regular

... quais as diferenças básicas?

Tour Privativo - "Uma experiência personalizada"

Você define o roteiro e escolhe o tipo de veículo que ficará à sua disposição, com um motorista/guia para fazer o passeio no seu próprio ritmo.  

DICA: Perfeito para pessoas que necessitam de assistência exclusiva, tais como famílias com crianças pequenas, idosos ou portadores de necessidades especiais.

No momento, tenho 2 indicações de Agências para você reservar um tour PRIVATIVO:

#DicasIndica

Tour Privativo

Conheça, Compare e Reserve!

Tour Regular - "Em companhia de outros viajantes"

Os passeios são realizados em grupos, seguindo um roteiro específico e um guia a disposição de todos.

DICA: É ideal para pessoas que gostam de aproveitar a "vida tradicional de turista": seguir roteiros em grupo, conhecendo e se divertindo com outras pessoas.

Logo abaixo, vamos ver os detalhes que você precisa observar para reservar um tour REGULAR:

"No tour está incluso Passeio e Ingresso do Maria Fumaça? Inclui almoço? Quais as vinícolas e cidades visitadas? Quais as atrações???"

#TourRegular - O tradicional passeio de Trem Maria Fumaça

Outra escolha que você precisa fazer está relacionada ao passeio de Trem do Maria Fumaça, incluso na maioria dos tours regulares.

O trem Maria Fumaça é um dos mais tradicionais passeios da região, percorre o caminho de 23 quilômetros, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, em uma charmosa locomoção movida à vapor.

Durante o passeio, acontecem apresentações e shows típicos, italiano e gaúcho, dentro dos vagões, além de degustação de suco de uva, vinhos e espumantes.

Agora, aperte o play e sinta a emoção do Trem Maria Fumaça, antes de decidir.

Curtiu?

Então, priorize reservar uma opção de tour que já inclua o passeio do Maria Fumaça + Ingresso, e deixe todos os detalhes com a Agência.

#TourRegular - Almoço

O almoço é outro detalhe importante para você observar nos tours regulares, você encontrará opções que já incluem o almoço (sem bebidas) no valor do passeio.

DICA: Algumas agências informam antecipadamente o local exato para o almoço, nos seus descritivos, outras, somente no dia do tour.

Destaque para o tour "Nº8 - Passeio Vale dos Vinhedos Conceito com Almoço na Casa Valduga"

Tour Vale dos Vinhedos x Tour Uva e Vinho: ROTEIRO

#Roteiro - Cidades visitadas

Durante os tour, você conhecerá algumas cidades da Serra Gaúcha, mas, será de uma passadinha rápida rsrsrsr.

Mesmo assim, durante os passeios, você terá a oportunidade conhecer algumas curiosidades, alguns pontos turísticos (dependendo do roteiro) e se apaixonar pelas paisagens...

Para você escolher, é preciso conhecer!

As cidades, as vinícolas e as atrações visitadas são os detalhes mais importantes, pois, eles definem – de certo modo – as experiências que você viverá e os lugares que você conhecerá.

E, infelizmente, em um único dia você não conseguira conhecer todos os lugares...

Por isso, informar-se sobre essas atrações é a “peça chave” para escolher o tour interessante.

Ah!!! Caso você prefira um Tour Privativo, pode se "inspirar" nesses roteiros Regulares para montar o seu roteiro exclusivo. #FicaDica

 

GRAMADONOVA PETRÓPOLIS34 km
GRAMADOCAXIAS DO SUL70 km
GRAMADOCARLOS BARBOSA107 km
GRAMADOGARIBALDI109 km
GRAMADOBENTO GONÇALVES119 km
GRAMADOVALE DOS VINHEDOS127 km

 

 

Nova Petrópolis

Uma pequena e charmosa cidade “europeia”, com aproximadamente 19 mil habitantes, de colonização Alemã, que até hoje mantém viva a sua essência cultural. Carinhosamente ganhou o título de Jardim da Serra Gaúcha.

DICA: Todos os tours passam pela principal rua de Nova Petrópolis, mas só alguns incluem uma parada estratégica para você conhecer os famosos pontos turísticos da cidade: Praça das Flores e Labirinto Verde

Caxias do Sul

A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, marcada pela colonização italiana, presente nos inúmeros edifícios históricos e roteiros turísticos.

DICA: Você encontrará opções que visitam a famosa Igreja São Pelegrino e opções que apenas realizam um tour panorâmico.

Carlos Barbosa

Os pontos turísticos mais conhecidos da região são: visita ao show room da Tramontina e a Estação Ferroviária de Carlos Barbosa, uma das estações do Trem Maria Fumaça.

Garibaldi

Mais conhecida como a Capital Nacional do Champanha, a cidade de Garibaldi é um eterno convite ao brinde, seja com espumantes ou vinhos.

Bento Gonçalves

É o berço da vitivinicultura do Brasil, sendo hoje reconhecido como a “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”, e é a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem dos vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos.

Vale dos Vinhedos

Um dos mais importantes destinos turísticos da América Latina, localiza-se no triângulo formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

As suas paisagens cobertas de parreiras formam os mais belos cartões postais da região, colonizada por imigrantes italianos em 1875 e até hoje é conhecida como um pedacinho da Itália no Brasil, e sinceramente, é o meu lugar favorito ♥.

#Roteiro - Vinícolas 

1, 2 ,3 , ou 4 vinícolas?

Dependendo do tour, você terá a experiencia de conhecer até 4 vinícolas... e atualmente, essas são as mais citadas nos roteiros:

Vinícola Aurora - Bento Gonçalves

Localizada no Centro de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil e coleciona centenas de medalhas e premiações de concursos de vinhos.

Cantina Tonet - Caxias do Sul

A Cantina Tonet é uma empresa familiar, que preserva os aspectos rústicos na sua arquitetura, construída em pedras, proporcionando aos visitantes um encontro com o passado e com a cultura italiana, trazida pelos primeiros colonizadores desta região.

Vinícola Garibaldi - Garibaldi

Uma vinícola cooperativa, que proporciona uma visita acompanhada por profissionais qualificados em enologia voltada ao turismo, em meio a grandes pipas de madeira.

Vinícola Casa Valduga - Vale dos Vinhedos

Conhecida por ter sido a primeira vinícola a introduzir o Enoturismo no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga apresenta aos seus visitantes uma imersão no mundo da uva e do vinho.

Dom Cândido, Vinhos Finos - Vale dos Vinhedos

Com uma produção controlada, a vinícola aposta na elaboração de vinhos de qualidade internacional em pequenos lotes.

Vinhos Don Laurindo - Vale dos Vinhedos

Uni tradição, arte e técnica para a produção de seus vinhos, elaborados para o consumo familiar, onde apenas o excedente é comercializado... uma filosofia para garantir a qualidade e sabores exclusivos dos seus vinhos.

Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos

A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, sua estrutura de enoturismo no Vale dos Vinhedos conta com sala de degustação, visitação às caves e aos parreirais.

Vinícola Barcarola Butique - Vale dos Vinhedos

Instalada em uma antiga casa da família, a Vinícola produz vinhos em pequena quantidade e oferece aos seus visitantes atendimento personalizado, que são recebidos pelos proprietários, para a visita guiada e degustação de vinhos e espumantes.

Milantino, Vinhos Finos - Vale dos Vinhedos

A Vinícola Milantino também preserva a filosofia de elaborar vinhos de alta qualidade e de produção limitada, entre vinhos jovens e de guarda, internacionalmente premiados, e espumantes diferenciados.

#Roteiro - Atrações

Para completar, alguns roteiros incluem outros atrativos...

Além do Passeio de Maria Fumaça, do almoço, das cidades e das vinícolas, você também poderá visitar:

Epopéia Italiana Bento Gonçalves

Um espetáculo montado em 2 mil metros de área construída, para você viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave, que marcou a chegada dos primeiros italianos na região.

Show-room da Tramontina • Carlos Barbosa

Loja varejo com produtos exclusivos da marca e uma ótima estrutura turística.

Igreja São Pelegrino • Caxias do Sul

Sua história está vinculada aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade, conta com várias obras de arte em seu interior, com destaque para os painéis de Aldo Locatelli.

Queijarias

Uma pausa para degustação de queijos e venda de produtos coloniais.

Queijaria Fetina di Formaio • Carlos Barbosa

Queijaria Valbrenta Vale dos Vinhedos

Malharias

Principalmente para as mulheres... uma "pausa estratégica" para as compras.

Tour Vale dos Vinhedos x Tour Uva e Vinho: COMO ESCOLHER

Sim... eu sei!!! É muita informação…

Mas agora, você já conhece as semelhanças, diferenças e os principais pontos de visitação e já pode selecionar a melhor opção de tour para reservar.

Detalhei nesse Infográfico Exclusivo, 10 Tours Regulares (com saídas de Gramado e Canela) para você visualizar, de forma prática, as diferenças.

Mas atenção! É muito importante, que você leia e confira todo o roteiro e condições gerais dos tours, antes de finalizar a sua reserva.

+ TOUR ESPECIAL: VINDIMA 2017 

Se a sua viagem está agendada entre os dias 5 de Janeiro até 30 de Março de 2017,  sinta-se ainda mais privilegiado...

Esse é o período da Vindima - colheita das uvas e o início da produção dos vinhos - que acontece somente no verão.

Durante a Vindima de Bento Gonçalves, os parreirais estão carregados de uvas, esperando para serem colhidas...

Para festejar esse momento, a Brocker Turismo preparou um tour regular especial.

Que aliás, fiquei encantada com o roteiro: Tour Vindima em Bento Gonçalves...

Pela manha...

  • Recepção na Vinícola Cristofoli.
  • Parada no miradouro para degustação de espumantes, acompanhados de uma seleção de produtos regionais.
  • Passeio pela estrada que leva aos vinhedos da Família Cristofoli.
  • Apresentação da história e geografia da Região.
  • Almoço harmonizado ao ar livre, que inclui: entradas, saladas, duas opções de prato quente, sobremesa, dois vinhos, dois espumantes, água e suco de uva.

A tarde...

  • Conheça a Del Pizzol, uma pequena vinícola que traz consigo uma tradição na vitivinicultura de 13 gerações, onde você poderá visitar o espaço cultural Ecomuseu da Cultura do Vinho.
  • E viva a experiência de participar de uma degustação de vinhos às cegas... Com os olhos vendados, você será convidado a passear pelo mundo dos sentidos. Além do tato, audição, olfato, paladar e visão, descubra um sexto sentido: o das emoções.

COMO RESERVAR O SEU TOUR?

Depois de escolher o tour mais atrativo, efetuar reserva é bem simples, rápido e seguro...

Clique no link do tour, selecione a data, insira os dados solicitados e a forma de pagamento (até 6x* sem juros).

Caso esteja hospedado em apto alugado ou em casa de amigos, você pode reservar normalmente! Basta informar um hotel próximo, para ser o ponto de partida e retorno do tour.

Depois de concluir a reserva, você receberá um voucher/confirmação por e-mail. Aí, é só aguardar o contato da Agência, confirmando o horário exato da saída do seu tour...

EM RESUMO...

Espero que essas informações tenham lhe ajudado escolher um Tour Inesquecível...

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Post e informações atualizadas em: 19.12.16.

Beijos, 

Flávia Silva

93 Comentários


  1. Flávia, para conhecer as vinículas eu preciso contratar um pacote com alguma agência ou se eu estiver com meu carro posso ir sozinha?

    Responder

    1. Olá Gabriela,

      Sem problemas, você pode montar o seu roteiro e realizar as visitas.

      Não esqueça de verificar os horários de visitações.

      Um grande beijo.

      Responder

  2. Boa tarde!
    Estou precisando de um tour coletivo p minha família,são todos adultos, que seja completo e com visita ao Vale dos Vinhedos.Posso fazer a reserva antecipada ou seria melhor quando chegar até a cidade.
    Estou chegando no dia 30/12 e retorno no dia 06/01/17

    Responder

    1. Ola Simone,

      O Ideal é fazer a reserva antecipada, principalmente agora, altíssima temporada.

      Beijos!

      Responder

  3. olá Boa noite estarei viajando em Outubro no dia 18/10/17
    ficarei hospedado em canelas e gostaria que me indicasse um passeio para os vinhedos bem legal com Maria fumaça almoço degustação e etc
    com um preço bem legal

    Responder

    1. Ola Ataniel,

      Tudo bem?

      Nesse post você consegue ver as opções do momento.

      Mas acho que você pode esperar para reservar o seu tour um pouco mais perto da data da sua viagem…

      Vai que… em Outubro de 2017 tenha um roteiro novo pata te indicar? ;)

      Continue acompanhando o blog e quando chegar lá por Agosto, confira as opções e se tiver alguma dúvida, entre em contato.

      Abs.

      Responder

  4. Oi, Flávia!

    Adoro o seu blog e suas dicas são maravilhosas!
    Estou procurando um tour que possua a Vinícola Don Laurindo e o passeio de Maria Fumaça juntos, pois como estamos com crianças o passeio na Maria Fumaça é uma atração muito esperada, porém ainda não achei nenhuma opção assim. Você recomenda alguma? Estarei em Gramado em dezembro.

    Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Maira!!!

      Que tal um tour privativo???

      Se estiver em grupo de família pode ser mais econômico.

      Me mande os detalhes por e-mail que eu te passo as indicações.

      Beijos

      Responder

  5. Boa tarde, gostaria de uma ajudinha, adorei as dicas, mas tenho algumas dúvidas: Gostaria de fazer o Vale dos Vinhedos. Temos que escolher as vinícolas para parada? Qual me sugere? Somos 5 pessoas, mas somente 3 curtem vinho, então gostaríamos de escolher 1 só para visitação com guia, degustação e almoço, talvez.

    Responder

    1. Olá Priscila,

      Tudo bem?

      Vocês podem escolher um tour que tenha mais atrações inclusas no roteiro, além das vinícolas: Maria Fumaça, Tramontina e Queijaria. Assim fica mais fácil agradar a todos.

      A minha dica é realmente analisar os roteiros e as atrações e escolher em grupo.

      O Vale dos Vinhedos tem lindas paisagens e histórias, que encantam seus visitantes.

      Tenho certeza que vocês vão adorar!

      Beijos

      Responder

    2. Boa noite Flávia, amei ter achado você com tantas dicas.
      Gostaria que me ajudasse pois estou perdida irei a Gramado em Agosto eu,marido e filho de 9 anos, gostaria que me desse umas dicas.Muito. Obrigada

      Responder

      1. Olá Rosália, tudo bem?

        Me envia as suas dúvidas e detalhes da sua viagem…

        Quantos dias de viagem, quais os parques que você já escolheu, qual será o seu hotel???

        Estou a disposição, via e-mail, para conversarmos melhor.

        Um grande beijo.

        Responder

  6. Boa tarde..
    Estarei em gramado no dia 05/09 ate dia 10/09, dias livres serão 4 dias, estou bem perdida, qto aos passeios, pois vamos em 3 pessoas, eu, meu marido e minha filha de 8 anos, tava pensando no tour linha bella e conhecer uma vinicola (parreiras) o q vc me indicaria para um passeio q agrade a nos 3, lembrando q sem excessos de gastos…obrigada..

    Responder

    1. Andreza, tudo bem?

      Adorei o seu roteiro, incluindo um tour de um dia e outro de meio período.

      O restante do tempo vocês aproveitam para conhecer as outras atrações em Gramado e Canela… mas essa escolha é muito pessoal! Acho que seria interessante definir essas atrações em família… fazer uma “reunião” e acertar os detalhes.

      Para te ajudar na orçamento, separei alguns links com promoções de passeios, ingressos e restaurantes.

      Vale a pena pesquisar…

      >> Ingressos com descontos
      >> Restaurantes em promoção (incluindo fondue)
      >> Transfer (compare os valores)
      >> Locação de carro (compare os valores)
      >> Coisas legais para fazer na Serra Gaúcha

      Qualquer outra dica, entre em contato!

      Beijos

      Responder

  7. Olá Flávia boa tarde! estou indo para gramado pela segunda vez em setembro totalmente independente, da primeira vez o meu receptivo foi a Broker dessa vez vou de carro alugado desde o aeroporto em POA. Gostaria de saber se é possível fazer o passeio do Maria Fumaça apenas. Tem alguma dica? já que a saida é de Bento Gonçalves e eu estarei hospedada em Gramado? seria viável eu ir para Bento Gonçalves e fazer o passeio? e como voltar para a cidade de saida do maria fumaça, esse passeio é bate e volta? obrigada

    Responder

    1. Olá Sandra, Tudo bem?

      Então você já faz parte do time de Apaixonados por Gramado???

      Nesse post, especifiquei os tour que tem saída e retorno dos hotéis de Gramado (estão detalhados nesse infográfico).

      Você pode escolher a melhor opção e fazer toda a sua reserva online.

      Qualquer dúvida, conte comigo.

      Bjs

      Responder

  8. Flávia, parabéns pelo blog, estou pegando várias dicas!!!
    Me tira uma dúvida… estarei em gramado de 19/11 a 23/11 e levarei minha bebê de 1 ano e meio.
    Queria saber se vale a pena fazer esse passeio com criança, já que dura 1 dia inteiro, ou então se pode fazer apenas o passeio no Trem Maria Fumaça, sem visitas nas vinicolas e tal…

    Responder

    1. Olá Tereza,

      Você pode ir até Bento Gonçalves e fazer o passeio do Maria Fumaça por conta própria… mas mesmo assim, você irá gastar no mínimo umas 6 h para ir, fazer o passeio e voltar.

      Se você for até Bento, acho que vale a pena incluir um vinícola também.

      Um grande beijo.

      Responder

  9. Flávia,

    Seu site é ótimo.. com dicas essenciais!!! Você está de PARABÉNS pelo conteúdo e pela reciprocidade com os leitores !!
    Tem mandei um e-mail para que me possa tirar umas dúvidas e me dar dicas e sugestões.. espero que responda !!
    Muito obrigada! :)

    Responder

    1. Oi Renata,

      Já recebi o seu e-mail… está na lista vip (rsrsr).

      Beijos e obrigada pelo carinho.

      Responder

  10. Boa noite, Flávia. Parabéns pelas dicas.
    Estou com viagem programada para gramado em julho/2016 e fico 5 dias na cidade. Gostaria de saber se há necessidade de alugar carro para conhecer os principais pontos turisticos de Gramado e Canela. E, outra dúvida, vi pela HS turismo um pacote que compreende a maria fumaça e vinicula Miolo. Sabe se é confiável??
    Obrigada

    Responder

    1. Oi Heloisa, bom dia!!!
      Eu estou com viagem marcada pra Gramado em Agosto e já comprei um pacote com a HS Turismo, que me foi recomendada pela Pousada, fiz vários contatos via tel e email e espero que dê tudo certo, se por acaso vc for por intermédio deles me conte, ok? Boa viagem e siga as dicas da Flávia tb, estou anotando tudo dela kkkk Bjs

      Responder

  11. Oi Flávia, bom dia!!!

    Tenho acompanhado o seu blog com afinco, primeiro agradeço a sua disposição e paciência kkk eu tenho uma viagem marcada para Gramado em agosto/16, eu, meu marido e meu filho de 13 anos, essa viagem está sendo muito aguardada e planejada desde janeiro, já comprei as passagens e já fiz reserva na pousada. Vamos no dia 11/08, chegaremos na parte da manhã, já reservei carro para retirar no aeroporto dai rumo a Gramado (uhuu).
    Bom, vamos ficar na Pousada Sulla Colina, pelo q vi no google maps ela é bem no Centro, próximo a Igreja São Pedro, vc conhece??? Tb já reservei o passeio Tour uva e vinho com a agência HS Turismo, eles me falaram que sempre trabalham com grupos pequenos/ médios para poder dar atenção a todos, o roteiro fala que vamos na Miolo e Peterlongo (acho que é esse o nome), queijaria, tramontina, almoço em cantina italiana e passeio na Maria Fumaça, será que escolhi bem???? esse passeio será feito no sábado 13/08, os outros dias estaremos livres, o que vc me sugere? sei que são muitas opções e gostaria de aproveitar ao máximo, agradeceria muito a sua ajuda, não posso deixar de ir ao Snowland mas quando? qual o melhor dia e horário pra ir e outros lugares o que me indicaria????
    Estaremos lá a partir de 11/08 (quinta-feira) e voltamos em 17/08 (quarta-feira), sairemos as 19h de Porto Alegre.
    Então, agradeço desde já se vc puder me dar umas outras dicas, vi q são tantas as opções, enfim, aguardo vc.
    Bjs

    Responder

    1. Ola Marcia,

      Fico feliz que esteja acompanhado o blog :)

      Acabei te enviar um e-mail, confira!

      Beijos

      Responder

  12. Oi, Flavia, gostei muito das suas dicas. Irei passar um fim de semana em Gramado e tô pensando em fazer o tour pelo Vale dos Vinhedos também. Você acha que valeria a pena passar um dia em cada? Eu saio de POA sexta à tarde e volto domingo de tardezinha. Estarei de carro e as duas pernoites serão em Gramado. A dúvida seria ir pra Bento no sábado e voltar pra Gramado ou ir no domingo e voltar pra POA.

    Abraço!

    Responder

    1. Olá Rafael,

      Para te ajudar eu preciso de uma pequena informação: você voltará para Porto Alegre para embarcar no mesmo dia? Qual o horário do seu voo?

      Dependendo desse “detalhe” tenho uma dica especial para você. :)

      Aguardo a sua resposta para te ajudar melhor.

      Abraços :)

      Responder

  13. Flávia, muito bom post! E olhei em boa hora hehe.
    Estou planejando um fim de semana para Gramado saindo de POA, e penso em esticar até Bento Gonçalves. Farei tudo de carro mesmo. O roteiro seria:
    – saída de POA sexta à tarde pra Gramado.
    -Opção 1: sábado em Gramado; domingo Vale dos Vinhedos e volta pra POA.
    -Opção 2: sábado Vale dos Vinhedos e volta pra Gramado; domingo em Gramado e volta pra POA.
    Seria quase um bate e volta. Qual você acha que daria pra aproveitar melhor o tempo (e menos cansativo)?
    Todas as pernoites seriam em Gramado.
    Abraço!

    Responder

  14. Olá Flávia, primeiramente parabenizo pelo conteúdo do site pois tem esclarecido muitas dúvidas e auxiliado na criação do meu roteiro. Tenho dúvidas quanto à contratação das Agências de Turismo pois gostaria de visitar as Vinícolas Miolo e Casa Valduga mas também de visitar o Labirinto Verde porém em nenhuma Agência consigo conciliar estes passeios. Vc me indicaria alguma Agência específica? Abraço! Felicidades!

    Responder

    1. Nicole, boa tarde!

      Nesse caso, te sugiro contratar um tour privativo, onde você pode montar o seu roteiro:

      Opção 1 >>> Francys Tour
      Opção 2 >>> Exclusive turismo

      Em ambos os casos, você pode reservar online, clicando nos links acima. Nesse caso, os valores são por veículo.

      Obrigada pelo carinho, o blog está passando por algumas atualizações e teremos ainda mais dicas úteis… Aguarde :)

      Qualquer outra dúvida, conte comigo.

      Te desejo uma viagem apaixonante!!!!

      Responder

  15. Bosa tarde Flavia, vi que algumas agências saem em grupos grandes de ônibus e tem muitas paradas comerciais, e que acaba sendo tumultuado e corrido. Gostaria de fazer um passeio que levasse as vinícolas assim como nas plantações de parreiras, conhecer alguma queijaria, e um pouco da história no passeio de Maria Fumaca, almoco num tipico restaurante italiano e se possivel com parada em Caxias Do Sul na igreja e em Nova Petropolis. Sabe se alguma agencia proporciona isso?? Talvez uma agência que leve de van grupos menores. Se puder me ajudar com alguma dica e informação serei muito grata!!!

    Responder

    1. Nilmar, boa tarde!

      Realmente, em épocas de alta temporada o volume de passageiros aumentam e os tour regulares ficam bem “movimentados”.

      A melhor opção para você contratar, nesse caso, será um tour privativo, onde você escolhe o seu roteiro, faz os passeios apenas com a sua família e também pode escolher o veículo.

      Duas opções para você contratar esse serviço online:

      Opção 1 >>> Francys Tour
      Opção 2 >>> Exclusive turismo

      * Os valores são por veículo.

      Qualquer outra dúvida, conte comigo.

      Beijos!

      Responder

  16. Boa tarde Flavia,

    É possível visitar as vinícolas sem estar em alguma agência?
    Tem data específica para visitar as vinícolas?

    Desde já agradeço.

    Responder

    1. Olá Monica, tudo bem?

      As vinícolas tem visitações aberta público em geral, apenas é interessante montar um “roteiro próprio” observando as regras de cada vinícola: taxa de visitação e horários. Assim, você otimiza o seu tempo.

      Beijos!

      Responder

  17. Oi Flávia, boa tarde!
    Mandei um email pra vc, da uma olhadinha lá, vou para Gramado em Agosto e já fiz algumas reservas mas ainda tenho dúvidas.
    Bjs

    Responder

  18. Olá Flávia! Que post esclarecedor! Parabéns pelo excelente trabalho!
    Estive em Gramado em 2014 e vou retornar em Julho de 2016 com meu marido, pretendo fazer o Tour Uva e vinho, pois não fiz da outra vez.
    Mas confesso que mesmo com as suas dicas estou um pouco confusa…rsrs…
    Gostaria de fazer um passeio que realmente leve as plantações e parreiras e não somente a “fábrica”, sabe se alguma delas proporciona isso??
    Além disso vi que algumas agências saem em grupos grandes em ônibus e tem muita paradas comerciais, ouvi alguns relatos de que acaba sendo tumultuado e corrido, já conheço Nova Petrópolis e prefiro um passeio mais tranquilo e cultural, talvez uma agência que leve de van grupos menores, conhecendo a queijaria, vinícolas e um pouco da história Alemã na Maria Fumaça.
    Se puder me ajudar com alguma dica e informação serei muito grata!!!

    Responder

    1. Ola Lidiane,

      Quantas dúvidas…. rsrsrsr.

      Dá uma olhadinha no seu e-mail.

      Bjs

      Responder

  19. Bom dia!
    Com tristeza fiquei sabendo que a Brocker já não oferece a visita à Miolo e ao Aspen Shopping. Conhece alguma outra agência que ofereça tal pacote?

    Responder

  20. Olá! Você já foi à Vinícola Casa Valduga? O que achou? Vi um passeio pra lá com almoço lá dentro e fiquei interessada…

    Responder

    1. Olá Sarah,

      Deve estar se referindo ao tour da agência Royal Travel, confira aqui.

      Esse tour tem um roteiro super interessante, visita três vinícolas, que na minha opinião, se completam!

      Super indico :)

      Responder

  21. Gostei muito do seu post. A agência me ofereceu esse passeio ,porém, a vinícola ofertada é a Tonet. Gostaria de saber se essa vinícola fica no interior do Vale do Vinhedo ou se eu deveria optar por um passeio que visite a Miolo para conhecer a região mais a fundo?

    Responder

    1. Alessandro, tudo bem?

      A minha dica é fazer um tour que visite alguma vinícola dentro do Vale dos Vinhedos, pois realmente a paisagem é um diferencial. E eu te confesso que tenho uma paixão pela Vinícola Miolo… Se você tiver interesse em fazer o passeio do Maria Fumaça, confira esse tour. Mas se você prefere conhecer mais vinícolas em um dia, essa opção é bem atraente :).

      Um super beijo e não esquece de compartilhar as suas fotos => #DicasGramado.

      Responder

  22. Oi Flávia,boa noite!
    Adorei suas dicas,PARABÉNS!
    Sou de Alagoas e pretendo ir a Gramado pela 1° vez em 30/10 a 04/11/2016,através de uma agência de viagens local, gostaria de algumas dicas de passeios e lugares p visitar, disponho de poucos dias e quero aproveitar ao máximo o pouco tempo que vou poder ficar…kkkk!
    Podemos conversar por e-mail?
    Aguardo.
    BJS!

    Responder

    1. Oi Antônia!

      Claro que podemos conversar por e-mail. Será um prazer te auxiliar nessa programação.

      Anota ai: contato@dicasgramado.com.br

      Ah!!! Não esqueça de me nadar todos os detalhes da sua viagem…. assim eu posso te dar dicas mais “certeiras! rsrsr.

      Te aguardo.

      Beijos

      Responder

  23. Olá Flávia,
    Vou estar hospedado em Gramado entre os dias 17 a 22 de Março e estarei de carro. Estou em dúvida sobre qual a melhor forma de realizar o passeio de Maria Fumaça e conhecer as vinícolas, seria melhor ir de carro mesmo ou através de uma agência de turismo?
    Parabéns pelo site.

    Atenciosamente,

    Cristiano

    Responder

  24. Olá Flavia
    Estar de parabéns
    Estou indo para gramado em março na semana santa, dois casais
    Queremos alugar um carro e fazer o passeio do vale dos vinhedos de carro, é possível?
    Poderia me indicar onde compro os ingressos do trem maria fumaça?
    Também estou em duvida com relação a entrada nas vinícolas?tdos pagam ingressos?mesmo sem guias podemos entrar?
    Aguardo um retorno
    Abraço

    Responder

    1. Kátia! Fico muito feliz…

      O que precisar, estou sempre por aqui para ajudar :)

      Responder

  25. Olá Flávia,

    adorei seu blog. Estou com reserva na Pousada do Verde de 21/5 a 28/05, estou em busca de empresa para contratar o traslado mais passeios. Como estou em dúvida do melhor roteiro tem como me auxiliar? Estou indo com meu namorado.

    Responder

    1. Olá Gerusa!!!

      Claro, te ajudo sim…

      Vou te mandar e-mail para conversarmos melhor.

      Beijos

      Responder

  26. OLÁ FLÁVIA, GOSTEI MUITO DE SUAS DICAS, ESTOU PROGRAMANDO IR PRA GRAMADO EM SETEMBRO DE 2016, GOSTARIA DE UMAS DICAS, DE QUE PROGRAMAS E PASSEIOS SÃO MAIS INDICADOS PRA ESSA ÉPOCA? OBRIGADA!!! BJ

    Responder

    1. Ráussia, tudo bem?

      Agora em 2016 teremos um especial muito show que te ajudará a escolher as suas atrações preferidas e montar o seu roteiro.

      Até setembro, muitas atrações novas podem surgir, então que tal ir acompanhando o blog e Junho podemos montar esse roteiro juntas.

      Que tal?

      Se precisar de ajuda na hospedagem, me mande por e-mail.

      Beijos e vamos nos falando.

      Responder

  27. Quero ir para gramado no período de 21-12 a 27-12 , fiz algumas cotações mais ainda estou com dúvidas quanto aonde ficar , nossa primeira escolha foi o hotel Casa da Montanha , com relação à custo benefício você poderia nos dar outra opção , somo a um casal e dois filhos de 06 e 08 anos

    Responder

    1. Luis, boa tarde!

      Tudo bem?

      Eu sou bem suspeita para falar do Hotel Casa da Montanha, pois foi o primeiro hotel que fiquei em Gramado a uns 8 anos. Então tenho enorme carinho.

      Mas falando em benefícios e charme, o Hotel é um espetáculo! Localizado na Borges de Medeiro, pertinho de todos os espetáculos de Natal,exceto o Nativitaten que fica do outro lado da cidade.

      O Casa da Montanha tem uma decoração tipica das casas de montanha e no Natal Luz ganha uma temática e programação especial: Boticários de Natal, chegada de Papai Noel, Escritório de Natal e muito mais.

      Ah, encontrei disponibilidade para essa data em promoção, clique aqui e confira. :) :)

      Outra opção no Centro de Gramado, porém com uma diária bem mais econômica é o Hotel das Hortênsia, veja os valores.

      Com certeza essa é uma difícil decisão, mas tenho certeza que você ficará bem satisfeito em ambos hotéis.

      Um grande abraço!

      Responder

  28. Olá Flávia,
    Boa noite!

    Adorei sua iniciativa, é sempre bom ter indicações.

    Eu vou passar minha lua de mel em gramado, porém não estou querendo abusar muito com os gastos, sabe como é né, casamento, casa nova, lua de mel rsrsrs
    Contudo eu gostaria da sua indicação para os principais pontos turísticos da cidade que você acha que eu não poderia deixar de fazer. O que fazer de manhã e a noite e qual a empresa mais em conta que você indicaria?
    Outra coisa, em maio la faz muito frio mesmo?
    #MEDO
    Muito obrigada.

    Responder

  29. Obrigada pela dica.
    Gostaria de saber se você pode indicar alguns restaurantes bons para ir almoçar com criança
    Obrigada mais uma vez

    Responder

  30. Oi Flavia, estou querendo ir a gramado no final de outubro, e estou querendo fazer o passeio do vale dos vinhedos, irei com minha bebe de 1 ano e meu marido, qual destes passeios vc recomendaria para a gente?

    Responder

    1. Ola Fernanda,

      Nesse caso eu te indico um Tour que faz o passeio do trem Maria Fumaça, pois é divertido e bem animado.

      Conheça os detalhes do Tour Completo da Lunkes Turismo e antecipe a sua reserva, pois os ingressos para o trem Maria Fumaça são limitados.

      Qualquer dúvida, estou a disposição.

      Abs

      Responder

  31. oi Flavia .Pretendo visitar Gramado entre os dias 15/10/15 a 18/10,e para isso andei pesquisando algumas agencias de turismo,a jardineira das hortencias me agradou,porém achei estranho,o orçamento que me mandaram,mesmo dizendo que gostaria de fazer o tour da uva e vinho,mas sem o passeio de maria fumaça que nao me agrada muito ,me falaram que tinha que pagar assim mesmo,mas la esta como opcional.Gostaria de saber se é muito arriscado contratar os passeios na hora que chegar lá ai pago o que quero.Como anda o movimento por ai neste momento?Devo arriscar?

    Responder

    1. Oi Luciana!

      Nesses passeios que tem o opcional do Maria Fumaça, mesmo que você não compre o ingresso, o tour tem uma pausa para que as demais pessoas que tenham comprado possa embarcar. Já quem não comprou, tem que aguardar os demais.

      Você tem a opção de reservar esse tour da Liga Turismo (mesmo grupo das Jardineiras) que não tem o opcional do Maria Fumaça.

      Outra dica é reservar um tour privativo, onde você pode escolher o roteiro. e o valor cobrado é por veiculo.

      Como você ficará apenas 3 dias na cidade, o ideal é deixar tudo reservado, inclusive os ingressos, para ganhar tempo!

      Um beijo!

      Responder

  32. Olá Flávia,

    Estou indo a Gramado em Outubro, gostaria de algumas informações e orientações.Ou seja, gastaria de passear no trem Maria fumaça e conhecer as vinícolas.Porém, alugarei um carro. Você pode me passar algumas sugestões…? Você conhecer alguma empresa de turismo que vende só o ingresso para o trem?
    muito grato!!!

    Responder

    1. Oi Anderson, para adquirir apenas os ingressos você precisa entrar em contato com a Giordani Turismo, empresa responsável pelo trem, solicitando a sua reserva.

      Qualquer outra dúvida ou dicas, estou à disposição.

      Um forte abraço!

      Responder

  33. Oi Flávia, estarei no inicio de Novembro/2015 em Gramado, gostaria de sabe se é possível fazer esse passeio pelas vinícolas e Vale dos Vinhedos de carro? quais os dias mais recomendados? Obrigado Rogério

    Responder

    1. Rogério, boa tarde!

      Sim, é possível conhecer a região de carro.
      Em novembro já estaremos em alta temporada, então todos os dias tem bastante movimento. Você precisa se atentar apenas aos horarios nos domingos, pois algumas vinícolas tem horários diferenciados ou estão fechadas para visitação.

      Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

      Abs

      Responder

  34. Oi Flávia, tudo bem? estou querendo conhecer o vale dos vinhedos entre os dias 15/10/2015 a 17/10/2015, qual tour você me indica pela sua experiência?

    Desde já muito obrigado abraços.

    Att. Jefferson Custódio.

    Responder

    1. Oi Jefferson,

      Os tours regulares acontecem apenas nas quartas e sábados.
      Nessa data você teria que reservar um tour privativo, com a vantagem de você montar um roteiro personalizado. Veja os detalhes (aqui).

      Qualquer dívida, me mande um e-mail {contato@dicasgramado.com.br). Bjs

      Responder

  35. Olá Flávia, tudo bem? Espero que sim.
    Sou Mineira de Uberlandia e sempre tive o desejo de conhecer Gramado e meu desejo se realizará em Janeiro/16. Amei suas dicas, sugestões e o tour virtual.
    Estou ansiosa pra chegar o dia da viagem.
    Abraços.

    Responder

    1. Jussara, tenho certeza que você irá se apaixonar.

      O que precisar de dicas,conte comigo.

      Continue acompanhando o blog que teremos muitas dicas exclusivas.

      Um grande beijo!!!

      Responder

  36. Olá!! Seu blog é excelente! Parabéns! Estarei em Gramado e pretendo fazer o tour uva e vinho.Pesquisei alguns preços nas agências que têm link pelo seu blog.Gostaria de saber um pouco mais, por isso queria falar por e mail. Aguardo seu retorno. Obrigada desde já.

    Responder

    1. Oi Cassia, te mandei um e-mail para conversarmos!

      Obrigada pelo carinho…

      Bjs

      Responder

  37. Oi Flavia,
    Pretendo viajar no mês de setembro, logo mais. Mas gostaria que vc me desse dicas de uma viagem voltada para um tour de vinho. Visitando as mais importantes e bonitas vinícolas. Eu e meu marido já conhecemos varias vinícolas argentinas e chilenas. Por isso, a nossa expectativa em conhecer as nossas, 100% nacional. A duvida maior, é que talvez, se ficássemos hospedados em Bento Gonçalves, invés de Gramado, não perdêssemos tanto tempo nos deslocando. E se você poderia montar um roteiro, pois dispomos de no máximo 5 dias de viagem. Nos dando dicas de vinícolas e hotel. Te agradeço desde já, e aguardo retorno em breve.

    Responder

  38. Estou indo a gramado em 24 de julho, retornando dia 30. Sao 6 dias, vou com minha neta de 12 anos. Estou com mts duvidas, não consigo me definir qto ao passeio as viniculas e claro a maria fumaça, queria além de visitar as vinícolas queria visitar uma plantação, além de um bom almoço. Pode me ajudar, me indicar uma boa agência de turismo. Grata.

    Responder

  39. Bom dia Flavia.
    Estou indo em agosto para minha primeira visita a Gramado e estou em dúvida sobre quais das 3 opções de passeios fechar. Dentre elas, qual a melhor opção (levando em consideração beleza, diversão, cultura, etc.)?

    Abraços.

    Responder

    1. Oi André, tudo bem?
      São tantas as opções que para te ajudar, preciso de detalhes da sua viagem.
      Te enviei um e-mail para conversamos melhor.
      Abs

      Responder

  40. Oi Flavia,
    moro em Cxs e irei no final de semana de 4/7 para 5/7 ficar hospedada na Pousada CadiVale no vale dos vinhedos com meu namorado.

    a ideia era sair sabado cedinho 7h e tomar um cafe na regiao e depois seguir para os passeios. Qual a melhor rota nos sugere e quais os lugares imperdiveis para visitacao almoco e janta, para aproveitarmos bem o final de semana?
    o passeio da maria fumaca deixaremos para outra ocasiao…

    aguardo retorno/!
    adorei as dicas…

    Responder

    1. Maiara, minhas sugestões para almoço são: almoço imperdível no Mamma Gema e para um comida típica italiana no Giordani . A última vez que almocei no no Mamma Gema o garçom me disse que tem no subsolo um restaurante que serve com pizza a la carte e o vinho você escolhe na adega. Fiquei com muita vontade de conhecer, mas não foi possível. Se informe com eles e depois volte aqui para nós contar!
      Já as minhas sugestões de vinícolas são: Miolo, Cave de Pedra e Larentis.
      OBS: Você viu que lindo documentário da imigração italiana no Vale dos Vinhedos?

      Responder

  41. Flavia, obrigada pelas dicas, mas ainda queria saber se o passeio as vinicolas incluem as plantaçoes para fotos, ou é um passeio interno?: Se chover pode ser cancelado? Qual a seu ver seria a vinicola mais interessante e bonita a se visitar? Poderia me indicar agencias. que fazem esse percurso pois estou sem carro e outros restaurantes. Muito obrigada

    Responder

    1. Oi Ana, a visitação as vinícolas acontecem basicamente da seguinte forma:
      Exemplo: Vinícola Miolo
      -> Um enólogo leva o grupo na parte da plantação das videiras, explica o processo de cultivação da uva, algumas curiosidades e perguntas dos visitantes. (15 minutos)
      -> Depois você conhece a parte interna da vinícola e da produção do vinho (15 minutos)
      -> Finaliza com um mini curso com degustação de vinho. (30 minutos)

      Essa visitação acontece mesmo que esteja chovendo.

      Vou te enviar um e-mail para te passar algumas indicações de agências e conservamos melhor.

      Beijos…

      Responder

  42. Bom dia, pretendo ir semana q vem para gramado e tirar um dia para visitar as vinicolas: miolo, casa valduga e outra pequena, vc acha q é possível isso em apenas um dia? Vi passeios q visitam até cinco vinicolas em um dia e creio q não deve ser viável? Alguma sugestão de empresa q ofereca este passeio que pretendo fazer?

    Responder

    1. Leo, tudo bem?
      Sim, é possível conhecer até umas 4 vinícolas em um dia! Sem correria, basta chegar cedo no Vale dos Vinhedos.
      Vou te enviar por e-mail um contato de empresa para fazer esse passeio.

      Beijos!

      Responder

      1. Olá, adorei suas dicas. Estive pela primeira vez em Gramado e pretendo voltar, para fazer tour vale dos vinhedos, pois a empresa que fechei o passeio foi a vinicola aurora no centro da cidade, e quero ver as videiras, uvas e etc. Pelas suas dicas, pode me passar contato de empresas que faça esse passeio, se vale a pena locar um carro para ta ou se contratar com a liga ou brocker é interessante, dá para apreciar bem o vale dos vinhedos. Grata bjs.

        Responder

  43. Gostei muito das suas dicas, pretendo ir em 15 de Maio, me interessei pela vinicola Miolo, poderemos ver as plantações mesmo com tempo ruim? Queria ver tambem a Vinicola Aurora, é possivel fazer isso no mesmo dia?

    Responder

    1. Olá Ana! Obrigada.
      Cada estação do ano revela uma beleza diferente do Vale dos Vinhedos, apenas são será a época de colheita.
      Quanto ao roteiro, tente chegar no máximo as 10h, assim consegue conhecer fazer um roteiro bem interessante:
      /
      1> Miolo (10:00 -11:30)
      2> Vinícola Do Laurindo (12:00 – 13) sab, dom e feriados não fecha ao meio dia.
      3> Almoço ( Dica: Trattoria Mamma Gema)
      4> Vinícola Aurora (Centro de Bento Gonçalves)
      5> Ainda tem um tempinho para um café em Nova Petrópolis.
      ** Roteiro de um dia de carro> Gramado|Vele dos Vinhedos|Bento|Nova Petrópolis|Gramado;

      Um beijo!

      Com certeza… se sair bem cedo para chegar no máximo ás 10hs consegue visitar a Miolo
      Sim, mas só se sair bem cedo da cama, chegar no Vale dos vinhedos até umas 9hs aproveitará

      Responder

  44. Oi Flávia,você tem alguma dica para deslocamento até o alpen park para quem não estiver de carro?

    Responder

    1. Ola, o Bus Tur tem dois roteiros estendidos que abrangem parques e atrativos mais distantes da parte central das cidades: Snowland, Cristais de Gramado, Le Jardin, Alpen Park, Terra Mágica Florybal, Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos e Castelinho Caracol.
      Veja aqui mais detalhes!
      Bjs

      Responder

  45. Boa noite.
    Interessei-me bastante pelos Tours mas estarei em Bento Gonçalves e vi que as saídas são de Gramado.
    Você tem dicas com saidas de Bento Gonçalves?
    Obrigada
    Daniela

    Responder

      1. Oi Flavia
        Como nos interesamos mais pos vinhos, queremos ficar em Bento.
        Tem alguma dica dos passeios que saem de la?

        Obrigada

        Responder

        1. Oinara,

          Aqui, você encontra as opções de tour com saída de Bento Gonçalves e ainda pode fazer as suas reservas online.

          Um grande beijo.

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *